Bora ajudar o programador a transformar café em código?

PHP - O que é ? Para que serve? Como Funciona ?

Neste tutorial inicial de nosso Curso de PHP, vamos falar sobre o que é o PHP, para que serve, como funciona, falar um pouco de sua história, onde e como iremos usar ele durante nossos estudos.

Prepare seu café, puxe uma cadeira e se prepare se prepare!

PHP - O que é?

PHP nada mais é que uma linguagem de programação, especificamente do tipo linguagem de script, cujo foco é atuar na Web, no lado do servidor, para geração de páginas dinâmicas.

Calma, primeira vez que li, também não entendi nada! Mas vamos explicar o que é esse monte de palavras diferentes.

Linguagem de programação é uma língua, assim como português ou inglês que usamos para nos comunicar entre nós, humanos. No caso do PHP, é uma língua que usamos para nos comunicar com o computador, para criar programas de computador, ou softwares.

No caso específico do PHP, usamos essa linguagem para criar um tipo mais simples de programa de computador, os scripts, que geralmente são instruções menores e mais simples.

Ser uma linguagem interpretada significa que vai ter um outro programa (no caso, o módulo PHP). que vai ler os comandos, interpretando e executando de imediato (sem necessidade de compilar e transformar num arquivo binário executável, como um .exe).

Para que serve o PHP ?


PHP - Como funciona ?

Todo site que você entre, as informações contidas nele estão em um servidor, ou seja, em algum outro computador.

Por exemplo, se entra em uma rede social e visualiza a foto de algum amigo, aquela foto está guardada em alguma máquina, em algum local do mundo. Numa pasta (diretório) dentro dessa máquina, do mesmo jeito como você guarda seus arquivos (no C:\, por exemplo).

O PHP vai trabalhar com isso: ele vai atuar no lado do servidor, tratando esses pedidos (requests) e respondendo na forma de uma página HTML.

Por isso que dizemos que a linguagem PHP é totalmente voltada para desenvolvimento web, especificamente para scripting do lado do servidor, ela vai receber pedidos, vai consultar seus dados nos servidores, e vai levar essas informações pro lado do usuário.

O JavaScript, por exemplo, é comumente usado do lado do cliente, do usuário (atua nos browsers, navegadores de internet), e costuma trabalhar bastante junto do PHP.

Estude também: Curso JavaScript Progressivo

Curso de PHP online grátisOnde PHP é usado ?

PHP é a linguagem web mais impostante de todas, o uso dela em server-side é simplesmente absurdo e impossível de se calcular com exatidão, tamanha sua importância.

Algumas pesquisas mostram que mais de 70% dos usuários são atendidos por servidores que usam PHP.

Apostila de PHP completa para download grátisDentre os serviços de internet mais conhecidos que usam PHP, sem dúvidas o maior e mais importante é o Facebook, que foi construído nessa linguagem (em algumas melhorias foram feitas, usando outras linguagens).

Veja bem: o Facebook atende mais de 2 bilhões de usuários, muitos e muitos milhões ao mesmo tempo, e usa PHP por trás, em seus códigos.

Entendeu a importância e poder do PHP ?

Outros sites que usam a linguagem: Tumblr, Wikipedia, todos sites que usam Wordpress, Dailymotion, sites de e-commerce e muitos e muitos outros sites de serviços famosos na internet.


O que é possível fazer com PHP ?

Embora seja uma linguagem interpretada voltada para server scripting, ela é em sua essência uma linguagem de propósito geral, podendo ter outras utilidades.

Mas falando só de desenvolvimento web, a vastidão de coisas e projetos que é possível fazer com PHP é simplesmente incalculável.

Um exemplo simples e prático, que muitos programadores de PHP fazem com muita frequência, são sites de e-commerce, ou seja, sites de compras, com carrinhos, calculadora de frete, cupons de desconto, promoções, informação do número de items no estoque etc etc etc.

Falando em items de um estoque, PHP funciona lindamente bem para se trabalhar com dados (banco de dados), seja pra ler dados, escrever, mudar, consultar, conferir, atualizar, exibir no HTML e fornece uma segurança incrível, e nativa, facilitando muito o uso e manipulação de informações.

Mais informações sobre o PHP

PHP é multiplataforma, ou seja, roda se você estiver usando Windows, Linux (e suas vááárias distribuições), Mac, até celulares com sistema Android ou Apple.

PHP é considerada uma linguagem simples, de fácil entendimento e uso, sendo muito usada por iniciantes, pela pequena curva de aprendizado. Em pouquíssimo tempo é possível criar sites e aplicações incríveis.

PHP serve para criar páginas dinâmicas. Por exemplo, cada pessoa que entra no Facebook, vê publicações diferentes, fotos diferentes, posts diferentes...o mesmo site (www.facebook.com), exibe coisas diferentes, dependendo de quem acessa, é dinâmico!

Não era assim lá em 1995, quando Rasmus Lerdorf criou a Personal Home Page Tools para automatizar a criação e exibição de conteúdo em seus sites HTML estáticos.

Hoje PHP é sigla recursiva para "PHP: Hypertext Preprocessor". Ou seja, é um processador de hypertexto (HTML).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

O melhor PC para programar

O melhor celular para programar