Bora ajudar o programador a transformar café em código?

Lista de exercícios de Funções em PHP

  1. Escreva um script que pergunta ao usuário se ele deseja converter uma temperatura de grau Celsius para Farenheit ou vice-versa. Se ele digitar 1, é de Celsius para Farenheit, se digitar 2 é de Farenheit para Celsius, outro valor mostre uma mensagem de erro. Para cada conversão, chame a função correta.
    Conversão Celsius-Fahrenheit
  2. Faça um programa, com uma função que necessite de três argumentos, e que forneça a soma desses três argumentos através de uma função. Seu script também deve fornecer a média dos três números, através de uma segunda função que chama a primeira.
  3. Faça um programa que recebe três números do usuário, e identifica o maior através de uma função e o menor número através de outra função.
  4. A probabilidade de dar um valor em um dado é 1/6 (uma em 6). Faça um script em PHP que simule 1 milhão de lançamentos de dados e mostre a frequência que deu para cada número.
  5. A série de Fibonacci é uma sequência de números, cujos dois primeiros são 0 e 1. O termo seguinte da sequência é obtido somando os dois anteriores. Faça uma script em PHP que solicite um inteiro positivo ao usuário, n. Então uma função exibe todos os termos da sequência até o n-ésimo termo. Use recursividade.
  6. Crie uma função que recebe um inteiro positivo e teste para saber se ele é primo ou não. Faça um script que recebe um inteiro n e mostra todos os primos, de 1 até n.
  7. Um número é dito perfeito quando ele é igual a soma de seus fatores. Por exemplo, os fatores de 6 são 1, 2 e 3 (ou seja, podemos dividir 6 por 1, por 2 e por 3) e 6=1+2+3, logo 6 é um número perfeito. Escreva uma função que recebe um inteiro e dizer se é perfeito ou não. Em outra função, peça um inteiro n e mostre todos os números perfeitos até n.
    Números perfeitos em PHP
  8. Faça um programa para imprimir:
    •     1
          2   2
          3   3   3
          .....
          n   n   n   n   n   n  ... n
      para um n informado pelo usuário. Use uma função que receba um valor n inteiro e imprima até a n-ésima linha
    • Código na apostila

  9. Faça um programa para imprimir:
    •     1
          1   2
          1   2   3
          .....
          1   2   3   ...  n
      para um n informado pelo usuário. Use uma função que receba um valor n inteiro imprima até a n-ésima linha.
  10. Faça um programa, com uma função que necessite de um argumento. A função retorna o valor de caractere ‘P’, se seu argumento for positivo, e ‘N’, se seu argumento for zero ou negativo.
  11. Faça um programa com uma função chamada somaImposto. A função possui dois parâmetros formais: taxaImposto, que é a quantia de imposto sobre vendas expressa em porcentagem e custo, que é o custo de um item antes do imposto. A função “altera” o valor de custo para incluir o imposto sobre vendas.

  12. Faça um programa que converta da notação de 24 horas para a notação de 12 horas. Por exemplo, o programa deve converter 14:25 em 2:25 P.M. A entrada é dada em dois inteiros. Deve haver pelo menos duas funções: uma para fazer a conversão e uma para a saída. Registre a informação A.M./P.M. como um valor ‘A’ para A.M. e ‘P’ para P.M. Assim, a função para efetuar as conversões terá um parâmetro formal para registrar se é A.M. ou P.M. Inclua um loop que permita que o usuário repita esse cálculo para novos valores de entrada todas as vezes que desejar.
  13. Faça uma função que informe a quantidade de dígitos de um determinado número inteiro informado.
    Quantos dígitos tem um número

Veja também

O melhor PC para programar

O melhor celular para programar